sábado, 9 de junho de 2012

Objetivos das oficinas


- Dar oportunidade para o nascimento de um talento. Minha postura como instrutor é observar que tipo de dons artísticos o aluno possui, pois sabemos que a criança não tem consciência desses dons. Acontece que as vezes uma criança se inscreve no curso mas não tem o dom para o desenho, e sim para a escultura, o teatro, a musica, a dança etc. Tento descobrir e orientá-lo para o livre desenvolvimento desse dom.
- Passar as técnicas básicas do desenho e pintura, para que o aluno possa praticar e se desenvolver sozinho sem necessidade de professores. (Por isso eles ganham o kit de desenho).
- Promover o exercício da pesquisa, da análise e da reflexão sobre a região onde eles moram.
Os comum é os alunos não terem desenvolvido em si, a capacidade de análise e reflexão, por isso poucos possuem opinião própria, por que falta esses estímulos, desde suas casas até a escola. Para resolver essa questão, em cada aula lanço a turma um tema que representa a comunidade onde eles moram. Por exemplo: Peixes (quais tipos de peixes existem no rio Jacy ? Qual o maior? Qual o mais difícil de se pescar ? Etc.) e assim vamos exercitando o nosso interesse pela pesquisa.
- Promover a valorização da comunidade onde eles moram.
Despertando o interesse em conhecer o lugar, em dar-se conta de suas origens, suas curiosidades etc. Brota naturalmente, o amor pelo ambiente onde estamos.
- Promover reflexão sobre os benefícios do uso da energia.
- Promover reflexão sobre os impactos da usina em sua região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário